terça-feira, 6 de outubro de 2009

Alexandre Dumas, pai (1802 – 1870)

Alexandre Dumas!

"Com você, a infância, suas horas de leitura saboreadas em segredo, a emoção, a paixão, a aventura, o orgulho que entra no Panteão.


Com você, nós fomos D'Artagnan, Monte Cristo ou Balsamo, cavalgando os caminhos da França, percorrendo os campos de batalha, visitando palácios e fortificações.


Com você, nós tomamos, com uma tocha à mão, corredores obscuros, passagens secretas, subterrâneas. Com você, nós sonhamos. E com você, nós continuamos a sonhar.”


Trecho do discurso proferido por Jacques Chirac, então presidente francês, em novembro de 2002, quando da transferência dos restos mortais de Dumas para o Panteão.

Biografia (em francês)

Biografia (em inglês)

Alexandre Dumas - A Great Life in Brief‎, de André Mauroi

Alexandre Dumas - His Life and Works‎, de F. Davidson

Obras
A Dama das Camélias

Página de Alexandre Dumas no Projeto Gutenberg

Página de Alexandre Dumas no Internet Archive

Página de Alexandre Dumas no IntraText

Obras em formato pdf (em francês)

Os três mosqueteiros (em espanhol)

Multimídia
Galeria de imagens

Trailer da versão cinematográfica de Os Três Mosqueteiros dirigida por George Sidney (1948)

Trailer da versão cinematográfica de Os Três Mosqueteiros dirigida por Richard Lester (1974)

Trailer da versão cinematográfica de O Homem da Máscara de Ferro James Whale (1939)

Trecho da versão cinematográfica de O Homem da Máscara de Ferro dirigida por Randall


Wallace (1998)

Fonte: Portal PNLL

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Rio de Janeiro homenageia Dia Mundial dos Animais

O dia 4 de outubro, é uma data para uma dupla comemoração, é o Dia Mundial dos Animais e também, é o dia de São Francisco de Assis, padroeiro de todos os bichos.

A Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (Sepda) prestigia os animais duplamente no Rio de Janeiro. No sábado dia 3 começa a campanha educativa “Adotar é o Bicho!”, no dia 4, domingo, a participação vai ser junto a Paróquia de São Francisco de Assis, no Rio Comprido, onde uma tenda da Secretaria terá médicos veterinários esclarecendo dúvidas a população sobre o Programa "Bicho Rio", que oferece esterilização gratuita em cinco pontos da cidade, divulgar as datas da campanha "Adotar é o Bicho!" e também para falar sobre guarda responsável e cuidados com os animais.

A campanha educativa "Adotar é o Bicho!" ocorre às terças-feiras e quintas-feiras em diferentes regiões da cidade, tem como objetivo a adoção consciente de animais que precisam de um novo lar. Quem quiser adotar um animal deverá levar identidade, CPF, e comprovante de residência. O interessado também deve passar por uma entrevista com o veterinário de plantão no local.O programa "Bicho Rio" oferece esterilização gratuita de cães e gatos desde 2003, o que diminui a quantidade de animais vítimas de abandono nas ruas.

A Secretaria disponibiliza cinco mini-centros cirúrgicos: em Bonsucesso (dois mini-centros) , em Jacarepaguá, Largo do Machado e Realengo; além do Centro Clínico e Cirúrgico que fica no Centro de Proteção Animal na Fazenda Modelo em Guaratiba.

Ao todo, são realizadas 140 esterilizações por dia. Este serviço de controle populacional é oferecido somente para os moradores do município do Rio de Janeiro.

Fonte: Agência Brasileira de Notícias

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

PELL e PMLL vão consolidar políticas do livro e leitura

O governo federal vai dar, semana que vem, o mais importante passo para enraizar as políticas públicas do livro e leitura nos estados e municípios brasileiros e, com isso, consolidar o Plano Nacional do Livro e Leitura como uma política de estado.

Com o lançamento, na próxima quarta (07/10), do programa de apoio para a implantação de planos do livro e leitura nos estados e municípios, os ministérios da Cultura e da Educação, com o apoio e patrocínio do Instituto Pró-Livro, darão um passo extraordinário nesse sentido.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Parabens Campanha pelos seus 272 anos


DOE BRINQUEDOS

PARA O DIA DAS CRIANÇAS DO MANDU

Como realizado em 2007 e 2008, a ONG Sebo Cultural solicita o seu apoio para o Dia das Crianças do bairro Mandu.

Precisamos de 250 (duzentos e cinqüenta) brinquedos usados ou novos,

A entrega será no dia 10 de outubro (sábado), às 16h30,
na Igreja Nossa Senhora da Paz

Sinceros agradecimentos

ONG Sebo Cultural
E-mail: sebocultural@gmail.com
http://sebocultural.blogspot.com/
Tel: (35) 9907-9457 (José Reinaldo)